segunda-feira, março 07, 2011

Revolução dos novos tempos

Há cerca de 10 anos atrás, um velho, poeta,escritor ,politico e sábio de cabelos e barbas brancas me disse,ao entregar um livro autografado, que nestes tempos de globalização, a grande revolução que a humanidade assistiria , não seria uma revolução de natureza ideológica com embates dividindo grupos sociais em defesa de sistemas socialistas,comunistas ou capitalistas como formas e meios de produção na busca do bem comum.

Segundo o velho sábio, a revolução conduzida pelas novas gerações seria uma revolução de comportamentos,conceitos e de costumes onde valores e tradições milenares seriam questionados, transformando as  relações familiares e sociais em seu cotidiano,tal como o conhecemos, de maneira traumática para o grupo humano ,cada vez mais numeroso de idosos.

Era a constatação de uma mudança profunda em que o "ser" começava a perder importância diante do "ter".

A voracidade consumista imposta pela midia e sua poderosa capacidade de influenciar milhões de pessoas ,capaz de interferir no acervo cultural da humanidade ,transformando tradições  em meros hábitos culturais com tempo de validade restrito aos interesses económicos da moda.

Até onde este poder midiático é capaz de suplantar a capacidade de criação humana?  Todo aparato tecnológico na produção de músicas e novelas torna desnecessário o talento e a vocação natural dos artistas? O poder das corporações industriais, que patrocinam as entidades esportivas, tem poder de escalar num time,o jogador que  faz propaganda de sua "griffe"? . Então ,onde ficam aqueles craques fora de série se não tiverem um bom contrato ou um bom "padrinho" que garanta sua escalação na equipe?

São sinais dos novos tempos!

A revolução comportamental mudou os costumes de jovens que deveriam ceder o lugar ás grávidas ou aos idosos nos transportes coletivos,  do policial que deveria servir e proteger a vida da sociedade , dos alunos que deveriam se dirigir ao seu " mestre com carinho" ou ainda áquele líder religioso que deveria ter em seu próprio comportamento,o exemplo a ser seguido pelo seu rebanho.

Quais são os limites para esta profunda revulução comportamental? As inovações tecnológicas tem contribuido com avanços significativos na humanidade mas tambem ajudam a acentuar o individualismo inato das pessoas...

Estas mudanças não deveriam preservar sentimentos como a fraternidade,a solidariedade e a compaixão humana?

Em nome desta "revolução' deixaremos florescer a barbárie?

Vamos refletir.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários serão publicados após moderação se não contiverem conteúdos ofensivos ou que estimulem qualquer forma de intolerancia.