sábado, março 19, 2011

E A SOBERANIA NACIONAL,ONDE FICA?

      

                                           A Segurança de Obama e a casa da "Mãe Joana"

 A gente se pergunta: Porque um orador brilhante,carismático ,simpático,inteligente com uma esposa charmosa como Barack Obama, causa tanta confusão na casa de seus anfitriões durante suas visitas? Afinal ele é um cara tão legal! Ou não é?
O problema é o que leva com ele, na bagagem, sempre que viaja. A história dos EUA, marcada pela invasão da terra alheia em guerras em que o maior numero de vítimas é o de inocentes e a forma arrogante em que defende suas pautas de negociações baseada mais pela relação de forças do que pela cooperação e parceria entre os países. 
A ira dos cidadão contra as injustiças e as barbáries cometidas pela nação mais poderosa do mundo tem como alvo o homem que á dirige. Nada pessoal!
Mas a mala mais pesada na bagagem de Obama, é sem dúvida o serviço de segurança do Tio Sam que por onde vai cria confusão, como aconteceu durante o planejamento anterior á decisão de cancelar o discurso que faria na Cinelândia. 
O serviço secreto americano, as Forças Armadas e as polícias Federal, Civil e Militar se envolveram em uma grande confusão , quando a equipe de Obama decidiu que os atiradores de elite posicionados ao longo do trajeto da comitiva no Rio teriam que ser americanos. Diante da arrogância do "Staff"  americano  o Ministério da Defesa deu um grito para mostrar que isto aqui não é a "Casa da Mãe Joana" e que a Louca Academia de Policia dos gringos tinha que nos respeitar. Onde já se viu, os caras vim lá do estrangeiro, para atirar contra brasileiros em nosso próprio território?  Por uma questão de soberania nacional as autoridades brasileiras, bateram pé firme , e não abriram mão: se é para atirar em brasileiros  os atiradores tem  que ser brasileiros.

Preocupado com os mijões remanescentes do carnaval carioca ,o prefeito queria colocar banheiros químicos na Cinelândia, os americanos não queriam porque temiam que algum terrorista brasileiro fizesse o "numero 02" cujos  "torpedos" poderiam ser usados como projétis contra o presidente. 
As autoridades brasileiras não concordaram, que a revista ao público que entrasse na praça fosse feita por americanos, e não pelas forças policiais brasileiras.
A arrogância  americana tentou impor regras como se o Brasil fosse o quintal dos Estados Unidos. Além de "proibir" a instalação de banheiros químicos o discurso de Obama ,o serviço secreto americano , queria construir um "curral" naquele espaço  para confinar o público que entrasse na Cinelândia até o fim do evento.
Imagine: preso na multidão, sem poder ir ao banheiro,sem tomar um chopinho ,sem  camelô por perto para vender um biscoito e ,ainda, assistindo aquele monte de agentes americanos passando a mão nas mulatas brasileiras,durante a revista de quem fosse  ver de perto a celebridade estrangeira? seria o caos.


Mas a gota d'agua que teria levado á decisão de cancelar o discurso de Obama na Cinelândia ,teria sido motivada por informações do serviço de inteligência  americano de que a quantidade de  manifestantes contra a presença do presidente seria infinitamente maior do que os que queriam ouvi-lo , e só seria menor que a multidão composta pelo aparato de seguranças do ilustre visitante.
Afinal de contas aqui não é a casa da mãe Joana!

Ou é?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários serão publicados após moderação se não contiverem conteúdos ofensivos ou que estimulem qualquer forma de intolerancia.