segunda-feira, março 21, 2011

OBAMA ,PETRÓLEO E LIBERDADE

A intransigência de Kadhafi, aliado descartável dos EUA e da Europa no jogo politico árabe,custará caro ao povo Líbio.

O conflito interno emburrecido pela radicalização do confronto entre o ditador e seus opositores abriu as portas ao bombardeio e futura  invasão dos EUA que aguardavam a oportunidade para controlar as reservas petrolíferas do maior produtor da África.

Por enquanto, o golpe de misericórdia não será dado, por conta das divergências dos integrantes da força de coalizão ,formada pelos países mais poderosos do planeta  , já que 80% da produção Líbia atende Inglaterra e a França, país, que insiste em assumir o comando da operação ,temendo a divisão de seus contratos de prospecção,refino e distribuição de petróleo com empresas que tem origem nos países integrantes da força de coalizão e que estão contribuindo com os bombardeios.

O ditador e seus opositores parece que adotaram uma posição salomônica em suas decisões , situação em que o bebê é a soberania nacional líbia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários serão publicados após moderação se não contiverem conteúdos ofensivos ou que estimulem qualquer forma de intolerancia.