terça-feira, março 22, 2011

LÍBIA: VERSÃO OFICIAL E O CENSO DE RIDICULO


Joseph Goebbels  Ministro da Propaganda de Hitler fez escola na arte de mentir para encobrir atrocidades , e está sendo perpetuado pelas versões oficiais dos países que compõe a  força de coalizão, lideradas pelos EUA, no bombardeio a Líbia. Repetindo a mentira mil vezes ela se transforma em uma verdade. Isto funciona?
Há controvérsias!                                                            
O velho "clichê" de filmes holliwodyanos que mostra o 'Tio Sam" azul,branco e vermelho, como Xerife do mundo livre , e suas vítimas  "bandidos cruéis",  está perdendo audiência e caminhando para um fracasso de público e crítica.
Goebbels teve facilidade em usar a propaganda para mascarar as mazelas de Hitler ,que com o passar do tempo, vão ficando pequenas quando comparadas com as atrocidades cometidas pelos EUA contra outras nações. 
Perto da volúpia e a voracidade com que os Estados Unidos da América  se lançam contra outras nações para lhes roubar as riquezas, Adolf Hitler não passaria de um mero "trombadinha".
Os marketeiros da guerra não conseguem mais produzir um rótulo simpático capaz de encobrir as hipocrisia e a ambição americana.
Já não conseguem mais enganar a todos , com o frágil tecido da  roupa de mocinhos de filme já que a musculatura da ambição e da insanidade é infinitamente maior.
ExxonMobil, Royal Dutch Shell, British Petroleum e Chevron  são o verdadeiro poder por trás da decisão que leva suas respectivas nações á guerra.  Os governos são meros instrumentos de seus interesses comerciais.
Líbia,Iraque,Venezuela e Irã tem algo em comum a mais do que serem tratados como inimigos dos EUA. Estes países nacionalizaram a produção de petróleo em seus territórios um direito soberano de qualquer país de controlar suas riquezes naturais  Não há dúvida que a Líbia está sendo atacada por causa de seu petróleo como o foi com o Iraque há 8 anos atrás.  O O escritor Jim Holt fez contas no London Review of Books, para chegar a esta velha e carcomida verdade:
O Iraque foi invadido por conta do petróleo: aquele país árabe possui 115 bilhões de barris em reservas conhecidas e outros 220 bilhões estimados. É 1/4 (um quarto) do petróleo do mundo.
As reservas iraquianas de petroleo valem US$ 30 trilhões. Os Estados Unidos gastaram pouco mais de US$ 1 trilhão com a guerra. A invasão do Iraque foi um gigantesco negócio que deu lucros trilhonários!
O discurso de que os soldados americanos seriam retirados do Iraque é um factóide midiático fruto do novo rótulo da administração Obama,mas na prática os EUA construíram 5 poderosas bases militares como as que existem na Arábia Saudita (maior reserva do mundo) no Kwuait (4ª maior reserva do mundo) Emirados Unidos( 6ª maior reserva do mundo).  
Todas as bases militares  tem como objetivo garantir o controle da prospecção,refino e distribuição do petróleo para a ExxonMobil, Royal Dutch Shell, British Petroleum e Chevron.
Na Líbia existem divergências já que França e Inglaterra já consomem 80% do petróleo Líbio e temem ter que dividir seus contratos com os outros países que fazem parte da força de coalizão.
É a briga pela divisão do lucro depois do assalto...militar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários serão publicados após moderação se não contiverem conteúdos ofensivos ou que estimulem qualquer forma de intolerancia.