quinta-feira, abril 14, 2011

Reflexões de um João Ninguem


Tenho alimentado minha fome de conhecimento com informações plantadas pela grande mídia.  Afinal de contas é ela que conheçe e publica a opinião dos “especialistas” sobre a cachaça que eu tomo muito embora eles  desconheçam os tombos que eu levo. Mas o que fazer ? Toda vez que alguem publica a “opinião de um especialista” acaba “encerrando o assunto” e aqui no andar de baixo,onde eu vivo sem a roupa academica e o título de “Honoris Causa” me calo diante das magníficas teses que discorrem sobre minha dor ,meus medos e meus desejos mais sórdidos. E calado, vou ficando, para  limpar minhas feridas convencido pelos academicos de que elas não provocam dor no corpo de um ébrio contumaz. A realidade que conhecemos muitas vezes tem  sério problema ao se defrontar com a teoria, sai na pior ,  porque é sempre a pompa da tese a vencedora do embate.  Mesmo quando a tese perde força diante da inflexibilidade dos fatos surgem verdadeirtos tratados da semântica ,como por exemplo, tudo é “uma questão de contextualização histórica”, frase que amplia de forma inesgotável toda flexibilidade da teoria que nos leva para o campo da conotação,da retórica e das conjecturas de nosso imaginário.   Se houve um tempo em que imperava a ditadura militar hoje impera “a ditadura da informação” e o “monopólio da verdade e do conhecimento” que como qualquer produto de luxo exclusivo de classes mais privilegiadas é  ostentado com orgulho pelas elites ( intelectuais, economicas, artisticas e politicas)  sua condição até descobrirem que qualquer catedrático, phd, o honoris causa ao naufragar em um rio e não souber nadar morrerá afogado levando para o fundo sombrio o seu “conhecimento” que naquele momento lhe foi inutil. Mas é o velho do rio ,analfabeto que mergulhará tirando-o de seu pesadelo e da sua “ignorancia prática” .   É por isso que os “especialistas” vivem tão longe dos fatos e tão perto das teses. É por este e outros delírios de um bebado equilibrista companheiro do personagem de Aldir Blanc imortalizado pela pequena notável é que tenho sonhado com a democratização da democracia ,da informação e do conhecimento tanto do andar de cima como do andar de baixo.  
Aqui a nossa vantagem é que podemos pecar há vontade nos crimes contra lingua portuguesa matando a concordância gramatical porque afinal de contas não somos academicos nem jornalistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários serão publicados após moderação se não contiverem conteúdos ofensivos ou que estimulem qualquer forma de intolerancia.