quarta-feira, outubro 30, 2013

DILMA ROUSSEF X "COMPLEXO DE VIRA LATAS"

                                              

                                    OPOSIÇÃO AO BRASIL

 
O episódio da espionagem dos EUA e a reação critica da Presidente Dilma Roussef contra os grampos comandados pela Casa Branca, revelaram uma face aguda da oposição brasileira:  o 'complexo de vira lata'.   A frase antológica, cunhada pelo genial escritor e dramaturgo Nelson Rodriguez,  definia  o complexo de inferioridade, assumido voluntariamente pelas elites brasileiras, diante do resto do mundo.
A oposição ridicularizou gesto do Palácio do Planalto, que suspendeu a visita da presidente brasileira, anteriormente agendada aos Estados Unidos, como forma de protestar contra a violação da soberania nacional.  Setores da oposição e da mídia feudal chamaram a decisão protocolar diplomática de "bravata" alguns sugerindo, em tom de achincalhe, que o Brasil declarasse guerra à maior potencia bélica do mundo.  

Orientados pelo desconhecimento dos rituais próprios das relações internacionais, se manifestaram de forma jocosa às manifestações de repúdio do governo, diante da violação da privacidade de milhões de brasileiros incluída a própria presidente da república.

Longe de prevenir "terrorismo" o alvo da espionagem eram empresas que constituem interesses estratégicos para o estado brasileiro. Isto é irrelavante para os críticos e setores da oposição.

Artigos de jornais, comentaristas em rádios e televisões, postagens na rede social tripudiaram da presidente.   Acusavam Dilma de dar uma dimensão maior á um fato corriqueiro.  Como se fossem advogados voluntários da espionagem americana em território nacional, usavam o argumento de "que todo mundo espiona todo mundo", para defender uma postura mais subserveniente do governo brasileiro diante dos EUA.

Mas o quadro mudou!

Descobriram que a Agência Nacional de Segurança - NSA-, que tem a missão de cochichar no ouvido de Barack Obama, também  grampeou os telefones dos primeiros ministros da Alemanha, Itália e da França.  Todos protestaram formalmente contra Washington DC. Ameaçam expulsar  diplomatas americanos envolvidos na bisbilhotice.   Angela Merkel, chanceler alemã, convocou uma reunião  da União Européia, para tratar do assunto, incensando uma crise diplomática EUA/UE.

Onde estão as vozes dos 'vira-lata' brasileiros, diante das reações de repúdio á espionagem dos líderes europeus, tão ou mais intensas que as posturas em defesa da soberania nacional da presidente Dilma Roussef?

Se calaram! Nelson Rodrigues era um sábio...

A oposição mostra que ele continua atual como nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários serão publicados após moderação se não contiverem conteúdos ofensivos ou que estimulem qualquer forma de intolerancia.