terça-feira, agosto 30, 2011

Duque de Caxias cidade-estado


          UMA PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL PARA DUQUE DE CAXIAS




Nossa cidade e nossas alternativas.

Perto de um milhão de habitantes, 2ª maior arrecadação do estado, 468 km² e segunda maior cidade em exportação do Brasil, Duque de Caxias tem população, economia e território maior que 20 países no mundo e uma receita tributária superior a uma dezena de capitais brasileiras.
Somos uma cidade-estado.
Nossa localização geográfica estratégica confere uma vocação natural, que, bem aproveitada pode dar ao nosso município a condição de maior pólo logístico do Brasil. Com este objetivo em 2008, quando exerci o cargo de Secretário de Transportes e Vias Públicas no município, elaborei proposta de criação e implantação de uma PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL em área de 3.200 milhões de m² pertencente á União e localizada no km 6 da rodovia Washington Luís. Na Plataforma  reuniríamos uma cadeia de  processos logísticos para operação integrada de transportes de cargas aéreas,marítimas,rodoviárias e ferroviárias, concentrando a movimentação e o armazenamento de mercadorias para exportação e a importação brasileira.  No projeto de viabilidade econômica estimamos a  atração de 60 e 80 novas empresas a serem instaladas na "cidade logística", mais de R$ 1 bilhão em investimentos privados gerando 5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. Os benefícios seriam imensos impactando,inclusive, nos preços dos produtos operados com a OTM - Operação de Transporte Multimodal- reduzindo custos fiscais e logísticos (que em alguns casos chegam até 60% do valor final das mercadorias) e poderiam, por exemplo, reduzir em até 7% o quilo de feijão ao consumidor final.   Comparações com a rede de Plataformas da Europa - Orly na França, Saragoza na Espanha,Portugal, Holanda e Itália - constataram que Duque de Caxias teria a maior Plataforma Logística Multimodal Urbana do Mundo, nestes tempos de globalização econômica.    
Podemos liderar o planejamento da mobilidade urbana com foco no transporte multimodal integrado do setor,  revitalizando o transporte ferroviário de cargas e incrementando a capacidade da atividade portuária.   Basta visão estratégica, capacidade de articulação e politicas publicas compatíveis com nossas características regionais. Podemos alavancar nosso desenvolvimento a partir da exploração de nossa vocação natural. Daríamos respostas  a importância que nos pertence no cenário econômico nacional e internacional.  
Uma localização geográfica privilegiada conspira a favor de nosso município. 

A área onde propomos a implantação do projeto está localizada a 22 kms do porto do Rio de Janeiro; a 10 kms do Aeroporto Internacional Tom Jobim -Galeão -; ás margens da Rodovia Washington Luís, próxima 6 km da Via Dutra, principal artéria de transporte de cargas na ligação norte-sul do país;  distante 6 kms do traçado do Arco Metropolitano, conta em seu interior, ainda, com uma malha ferroviária para o transporte de cargas (limite do bairro São Bento) com ramificações que levam seus trilhos a todas as regiões produtoras e principais mercados do sul, centro-oeste e nordeste do pais. Temos uma integração natural da infra-estrutura logística multimodal e uma rede viária de capilaridade com as 4 regiões mais ricas do território nacional.   Seríamos o maior centro armazenador e distribuidor de mercadorias para exportação e importação do Brasil. Lá podem ser garageados simuntâneamente 4.000 caminhões-carretas que deixariam de circular no horário comercial nas saturadas ruas e avenidas da Região Metropolitana. Milhões de toneladas de CO² deixariam de ser emitidas. Os motoristas  de caminhão teriam toda assistência concentrada na "cidade-logística" com hotéis,bancos, oficinas,postos de abastecimento,moleiros, borracharias, restaurantes,áreas de lazer. Serviços de agenciamento de fretes otimizaríam a cadeia de serviços, garantindo aos caminhoneiros frete em escala, sem as tradicionais e longas esperas nos postos de abastecimento, para não retornarem ás suas localidades de origem "batendo carroceria", o que influenciaria positivamente nos custos do frete. A área tem capacidade para armazenar 100.000 containers que vindos da Europa ou da China poderiam ser distribuidos para o interior do país pela nossa malha ferroviária provocando a redução nos custos dos transportes, além de atrair uma EADI - Estação Aduaneira do Interior - conhecida como "Porto Seco" para realização dos despachos aduaneiros dentro de nosso território.
Duque de Caxias daria a sua contribuição na redução do chamado "custo-Brasil".
     

Históricamente governada por gestores de visão estreita, que administraram Duque de Caxias como se “tocassem” uma “birosca em Xerém” ou “se puxassem uma carroça no Dr. Laureano”, esta locomotiva econômica se recente da  ausência de governantes qualificados para ocupar seu lugar no mapa do desenvolvimento cientifico e tecnológico nacional. Principalmente para aceitarem a implantação de um projeto desta magnitude, que só depende de esforço e articulação politica.  
Os cidadãos daqui estão fazendo a sua parte.  A prefeitura precisa despertar de sua letargia e sua ótica provinciana para imprimir uma gestão compatível com a qualidade de nossa população. Precisamos sair do atraso, buscando novas alternativas de gestão publica, para inserir nossa cidade em um contexto político-econômico de relevância nacional.  A implementação dos CVT's (Centros Tecnológicos Vocacionais), que estão profissionalizando a mão-de-obra em Duque de Caxias, apontaram o caminho a seguir e representam o primeiro grande passo rumo ao futuro: investimento  publico no principal patrimônio de uma cidade: O ser humano.
A qualificação profissional aposta no talento do operário caxiense, atende uma demanda nacional e começa a transformar nossa cidade em exportadora de mão de obra qualificada para o pais.   Os cursos técnicos iniciaram um ciclo virtuoso começando com a qualificação profissional, geração de empregos para os moradores fazendo o dinheiro circular na cidade, incrementando as vendas do comercio, aumentando a arrecadação de impostos e ajudando a alavancar o desenvolvimento desta cidade-estado.  Atendendo nossa vocação Duque de Caxias recebeu uma faculdade com curso superior na área logística, articulada pela Secretaria Estadual de Ciencia e Tecnologia.  A prefeitura precisa fazer a sua parte.
Basta ter sensibilidade e compromisso com esta cidade-estado.

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