quarta-feira, janeiro 25, 2012

Apague a lampada e preserve o meio ambiente



O apagão de 2001 restringiu o fornecimento de energia elétrica mergulhando o pais no racionamento e freiando o crescimento da economia nacional.  A crise startou projetos e investimentos que buscaram o equilíbrio entre a oferta e a demanda com o aumento da geração e transmissão de energia capaz de atender as taxas de desenvolvimento do Brasil.  Foi elaborado um novo marco regulatório do setor elétrico que diversificou a matriz energética estimulando a produção de energia limpa.  Os holofotes do planejamento focaram fontes renováveis  na produção de energia eólica, solar, biomassa e implantação das PCHs (pequenas centrais hidreleletricas).  No entanto, os dados mais significativos deste novo cenário vieram de um estudo elaborado por especialistas, sobre o perfil do consumo elétrico residencial, industrial, comercial e do setor publico brasileiro.  O resultado  constatou que o desperdício pelo mau uso de energia na ponta, representava uma perda anual de R$ 15 bilhões enquanto para atender o consumo gerado pelas taxas de crescimento econômico seriam necessários investimentos em geração da ordem de R$ 3,8 bilhões ano.   Ficou constatado ser mais barato e ecologicamente correto combater o desperdício,  do que investir na expansão de hidreletricas, termoeletricas e usinas nucleares.   A resposta foi a criação do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - que incrementou projetos visando o uso racional e eficiente da energia consumida, de forma a poupar recursos naturais e reduzir custos de produção e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de energia fornecida. O PROCEL estabeleceu regras que obrigam o uso de novas tecnologias  na industrialização de produtos como chuveiros, congeladores, fornos de microondas, geladeiras e televisões que cumprem suas funções consumindo menos energia eletrica do que seus similares mais antigos. Os novos equipamentos são certificados como mais eficientes e possibilitam economia em kws.  A eficiência energética passou a ser uma necessidade estratégica de estado e um poderoso instrumento de desenvolvimento ambientalmente sustentável.
Diante do aquecimento global e das mudanças climáticas provocadas pelas emissões de gases e do efeito estufa, nasce o conceito da eficiência energética como oportunidade para que o setor publico, privado e principalmente a população possam dar sua contribuição efetiva na preservação do meio ambiente alem de economizar entre 20% a 40% na conta de luz no final do mês.  Para isso basta adotarmos hábitos de uso racional da energia.   Embora 47% da energia produzida no Brasil seja limpa, por ser gerada por hidroeletricas elas também provocam impactos ambientais importantes.  Grandes usinas alagam áreas extensas modificando o comportamento de rios alterando a biota e os ecossistemas.   As represas submergem a vegetação provocando sua decomposição e dando origem a gases como o metano que contribuem com o efeito estufa  alimentando mudanças climáticas.   Hidreeletricas tem efeitos devastadores  nas cidades e povoações, inclusive as indígenas, via de regra, sumariamente deslocados pela construção da barragens que afetam toda bacia hidrografica adjacente.  Já as usinas térmicas movidas a combustíveis fosseis - carvão ou óleo - emitem gases como o enxofre e nitrogênio, que na atmosfera dão origem as chuvas acidas prejudicando a qualidade de produtos agrícolas e as florestas.  Enquanto não se consolidam os incipientes processos de produção de energia limpa, cujos impactos ambientais são desprezíveis em comparação a produção fóssil, a sociedade pode ajudar.  Apesar dos municípios, inclusive o nosso, não terem ainda elaborado um plano estratégico de gestão energética adotando as tecnologias disponíveis para combater o desperdicio , cada cidadão, usando a pontinha do dedo indicador no interruptor pode ajudar a preservar o meio ambiente. Basta lembrar e fazer o que manda a velha frase:  O ultimo a sair apague a lampada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários serão publicados após moderação se não contiverem conteúdos ofensivos ou que estimulem qualquer forma de intolerancia.